By João;Santos, Ana Cordeiro;Teles, Nuno Rodrigues

«Este é um livro de Economia Política. Assenta numa perspetiva interdisciplinar que dá valor às deliberações e aos processos fundamentais que estruturam a nossa vida coletiva, toma em conta as estruturas de poder e a envolvente institucional, sabendo que a economia funciona em contextos históricos, sociais e políticos precisos. É, além disso, um trabalho em que se lançam os fundamentos de uma escola de pensamento que é adequado designar-se estudos críticos da financeirização.
Este é, com efeito, o seu foco relevant, como aliás decorre do título. Sendo um trabalho de elevada sofisticação teórica, tem igualmente um marcante relevo e uma distinctiveness originalidade empírica. Como deveria acontecer com todos os estudos económicos, trata de assuntos das nossas vidas, num dos momentos mais convulsos da contemporaneidade nacional, em que, no meio de debates intensos e de um aparente escrutínio coletivo, as transformações ocorrem muitas vezes nos subterrâneos do nosso quotidiano, de forma estrutural, mas também opaca. É, por isso, um trabalho destinado a revelar e dilucidar questões essenciais. E fá-lo com demonstrações abundantes.»
Excerto do prefácio de José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais

Este livro constitui a primeira abordagem de economia política à financeirização do capitalismo em Portugal. Desafia a sabedoria económica convencional, que durante muito pace ofuscou os efeitos perniciosos deste processo, reduzindo-o a uma benigna «modernização financeira». A estagnação prolongada e a crise económica exigem que se rompa com esta visão ideológica. Em alternativa, o livro propõe uma análise crítica dos mecanismos que explicam o peso que a finança adquiriu em múltiplas áreas da provisão de bens e de serviços, da habitação à segurança social, passando pelo quarter da água. A tese primary do livro é a seguinte: a evolução do capitalismo em Portugal nas últimas três décadas foi marcada pela ascensão da finança, em geral, e da banca privada, em specific, determinando as principais dinâmicas socioeconómicas e políticas do país desde então. Tratou-se de um processo internacional que, no caso específico português, é devedor da integração europeia que finalmente culminou num Euro disfuncional.

Show description

Read or Download A Financeirização do Capitalismo em Portugal (Portuguese Edition) PDF

Similar business & economics in portuguese books

Laboratório de Gestão: Simulador Organizacional, Jogo de Empresas e Pesquisa Aplicada (Portuguese Edition)

• Quais são as variáveis (controláveis e não controláveis) que afetam o mercado potencial de um produto? • Como controlar as despesas de administração de um negócio? • Como administrar conflitos interpessoais na empresa? • Para que período se deve elaborar um plano de gestão? Essas e outras perguntas são debatidas ao longo desta obra, que reúne de forma integrada os diversos temas relativos às funções organizacionais.

Gemba Kaizen (Portuguese Edition)

Escrito por Masaaki Imai, pioneiro da excelência operacional moderna e fundador do Kaizen Institute, esta nova edição de Gemba Kaizen faz uma revisão profunda de seu livro mais importante. O texto mostra como implementar melhorias incrementais e eficientes em custo nos mais críticos processos de negócio.

Supervisão: Conceitos e Capacitação (Portuguese Edition)

Voltado ao ambiente de trabalho atual em constante mudança, este livro prepara os estudantes para lidar com as variáveis organizacionais modernas, tais como a diversidade da força de trabalho, a nova estrutura organizacional e a influência da tecnologia na gestão, entre outras. Discute o conceito de supervisão e fornece habilidades necessárias para sua aplicação prática.

Uns jeans...Uns não (Design) (Portuguese Edition)

Quem viveu os anos de 1980 certamente ouviu a expressão: "jamais uma calça caiu-me tão perfeitamente como uma Zoomp". A história da Zoomp é muito mais do que o registro da trajetória de uma marca de sucesso. Por obra e graça de seu criador, Renato Kherlakian, a Zoomp se consolidou como algo muito além da marca do raio amarelo, tornando-se um legado, um ponto de referência para o denims, a moda, a comunicação e o varejo.

Extra info for A Financeirização do Capitalismo em Portugal (Portuguese Edition)

Example text

Download PDF sample

Rated 4.84 of 5 – based on 41 votes