By KARL POLANYI

«Em 1944, Karl Polanyi publicou A Grande Transformação: as origens políticas e económicas do nosso pace, obra em que analisou a estrutura do capitalismo no século XIX a partir de uma tese inovadora, de cariz marcadamente institucional e político: a Inglaterra não fora transformada apenas pela máquina a vapor, nem sequer pelas anteriores expansão do comércio mundial e revolução agrícola; não fora a industrialização in line with se que desencadeara os processos de conflito e de desorganização social que marcaram o longo século XIX. A miríade de motins, revoltas, movimentos genéricos de protesto, revoluções sociais e ciclos intensos e recorrentes de violência a estes associados e que caracterizaram as eras da revolução, do capital e do império, resultaram também da emergência de um conjunto de propostas intelectuais - de Ricardo a James Mill, passando por Marx -, progressivamente desenvolvidas no inside de instituições sociais várias, que postularam a prevalência do mercado enquanto forma histórica primordial de organização da sociedade. A Grande Transformação consistiu sim, essencialmente, na extensão do sistema de mercados a todas as esferas da vida humana, cuja lei da oferta e da procura passou a determinar autonomamente a afetação e a remuneração de fatores de produção como a terra (a natureza) - e o trabalho (ou seja, a própria utilização da vida humana). Assim, a critical preocupação de Polanyi foi a de demonstrar como se formaram historicamente, primeiro, os mercados nacionais e internacionais e, nesta sequência, como se passou de uma configuração caracterizada por trocas livres para uma outra, marcada por um intenso controlo político e social, em reação à grande crise de 1929 (...). Da mesma forma que o capitalismo, com os seus mercados autorregulados e a lógica de uma economia orientada para a satisfação em bens materiais, levara à desagregação da vida em comunidade, criando a denominada "grande transformação", sentiu-se mais tarde, devido às consequências nocivas

Show description

Read Online or Download A Grande Transformação (Portuguese Edition) PDF

Similar business & economics in portuguese books

Laboratório de Gestão: Simulador Organizacional, Jogo de Empresas e Pesquisa Aplicada (Portuguese Edition)

• Quais são as variáveis (controláveis e não controláveis) que afetam o mercado potencial de um produto? • Como controlar as despesas de administração de um negócio? • Como administrar conflitos interpessoais na empresa? • Para que período se deve elaborar um plano de gestão? Essas e outras perguntas são debatidas ao longo desta obra, que reúne de forma integrada os diversos temas relativos às funções organizacionais.

Gemba Kaizen (Portuguese Edition)

Escrito por Masaaki Imai, pioneiro da excelência operacional moderna e fundador do Kaizen Institute, esta nova edição de Gemba Kaizen faz uma revisão profunda de seu livro mais importante. O texto mostra como implementar melhorias incrementais e eficientes em custo nos mais críticos processos de negócio.

Supervisão: Conceitos e Capacitação (Portuguese Edition)

Voltado ao ambiente de trabalho atual em constante mudança, este livro prepara os estudantes para lidar com as variáveis organizacionais modernas, tais como a diversidade da força de trabalho, a nova estrutura organizacional e a influência da tecnologia na gestão, entre outras. Discute o conceito de supervisão e fornece habilidades necessárias para sua aplicação prática.

Uns jeans...Uns não (Design) (Portuguese Edition)

Quem viveu os anos de 1980 certamente ouviu a expressão: "jamais uma calça caiu-me tão perfeitamente como uma Zoomp". A história da Zoomp é muito mais do que o registro da trajetória de uma marca de sucesso. Por obra e graça de seu criador, Renato Kherlakian, a Zoomp se consolidou como algo muito além da marca do raio amarelo, tornando-se um legado, um ponto de referência para o denims, a moda, a comunicação e o varejo.

Extra info for A Grande Transformação (Portuguese Edition)

Sample text

Download PDF sample

Rated 4.32 of 5 – based on 39 votes