By Idalberto Chiavenato

Ao longo dos tempos, as organizações foram consideradas conjuntos integrados e articulados de recursos – materiais, físicos, financeiros, tecnológicos, and so on. – devidamente conjugados para alcançar objetivos organizacionais. Falava-se até em recursos humanos. A teoria de recursos teve enorme influência durante toda a period Industrial.

Contudo, esse conceito ficou ultrapassado. Hoje, as organizações são conjuntos integrados, articulados e constantemente atualizados de competências sempre prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja antes que os concorrentes o façam. E onde foram parar os recursos? Hoje, eles constituem apenas a base física, a plataforma sobre a qual operam as competências. Essas trazem a vantagem competitiva que leva a organização para a frente e para o alto. E onde estão as competências? Nos edifícios, nas máquinas, nas instalações? Elas estão em toda a organização e residem basicamente nas pessoas e no talento administrativo.

Enquanto os recursos podem ser facilmente comprados ou alugados no mercado como qualquer commodity, as competências são únicas, singulares e exclusivas de cada organização, pois são construídas e desenvolvidas ao longo do pace por meio da experiência e da aprendizagem de cada organização. Assim, elas não podem ser compradas, vendidas, trocadas ou descartadas, e dificilmente podem ser copiadas ou imitadas pelos concorrentes. São elas que mais conferem valor de mercado a uma organização graças a criação, agregação e entrega de valor à sociedade. O caminho para o sucesso organizacional e consequente desenvolvimento do mundo atual passa inevitavelmente pela administração. E o administrador é o líder indiscutível desse pujante processo. Esta é a grande lição deste livro!

Show description

Read Online or Download Administração: Teoria, Processo e Prática (Portuguese Edition) PDF

Similar business & economics in portuguese books

Laboratório de Gestão: Simulador Organizacional, Jogo de Empresas e Pesquisa Aplicada (Portuguese Edition)

• Quais são as variáveis (controláveis e não controláveis) que afetam o mercado potencial de um produto? • Como controlar as despesas de administração de um negócio? • Como administrar conflitos interpessoais na empresa? • Para que período se deve elaborar um plano de gestão? Essas e outras perguntas são debatidas ao longo desta obra, que reúne de forma integrada os diversos temas relativos às funções organizacionais.

Gemba Kaizen (Portuguese Edition)

Escrito por Masaaki Imai, pioneiro da excelência operacional moderna e fundador do Kaizen Institute, esta nova edição de Gemba Kaizen faz uma revisão profunda de seu livro mais importante. O texto mostra como implementar melhorias incrementais e eficientes em custo nos mais críticos processos de negócio.

Supervisão: Conceitos e Capacitação (Portuguese Edition)

Voltado ao ambiente de trabalho atual em constante mudança, este livro prepara os estudantes para lidar com as variáveis organizacionais modernas, tais como a diversidade da força de trabalho, a nova estrutura organizacional e a influência da tecnologia na gestão, entre outras. Discute o conceito de supervisão e fornece habilidades necessárias para sua aplicação prática.

Uns jeans...Uns não (Design) (Portuguese Edition)

Quem viveu os anos de 1980 certamente ouviu a expressão: "jamais uma calça caiu-me tão perfeitamente como uma Zoomp". A história da Zoomp é muito mais do que o registro da trajetória de uma marca de sucesso. Por obra e graça de seu criador, Renato Kherlakian, a Zoomp se consolidou como algo muito além da marca do raio amarelo, tornando-se um legado, um ponto de referência para o denims, a moda, a comunicação e o varejo.

Additional info for Administração: Teoria, Processo e Prática (Portuguese Edition)

Example text

Download PDF sample

Rated 4.75 of 5 – based on 16 votes